Quadril
Conheça abaixo as principais doenças do quadril que são tratadas por Dr Eldon Bezerra
Conheça abaixo as principais doenças do quadril que são tratadas por Dr Eldon Bezerra
A artrose do quadril é o estágio final de uma série de doenças que causam a destruição gradativa e permanente da cartilagem da articulação do quadril. Nos estágios precoces da artrose, existem tratamentos conservadores que tem o objetivo de prolongar a vida útil do quadril e preservar a cartilagem que ainda existe. Nos casos mais avançados estará indicada a artroplastia total do quadril, que significa uma cirurgia de substituição da articulação por uma prótese. Clique aqui e saiba mais.
A artrite séptica do quadril é uma infecção que atinge a articulação do quadril tanto de pacientes adultos quanto de pacientes pediátricos. Trata-se de emergência ortopédica e deve ser tratada imediatamente através de cirurgia para abertura da articulação e limpeza exaustiva com soro fisiológico, além de internação para tratamento com antibioticoterapia. Clique aqui e sabia mais.
A epifisiólise do quadril é um escorregamento da epífise proximal do fêmur que acontece com ou sem história de trauma e acomete pacientes na pré-adolescência ou adolescência. Clique aaui e saiba mais.
A síndrome do impacto do quadril é uma doença causada por uma alteração biomecânica na articulação do quadril. O impacto ocorre entre o colo do fêmur e o rebordo acetabular. Pode ser causado por uma deformidade na transição entre o colo femoral e a cabeça femoral ( tipo came ), ou uma sobrecobertura acetabular ( tipo pincer ). Clique aqui e sabia mais.
A bursite do quadril ou bursite trocantérica é uma doença inflamatória que acomete a bursa trocantérica e causa dor na face lateral do quadril. Acomete principalmente mulheres da 3º a 4º décadas de vida, mas pode ocorrer em homens. Clique aqui e saiba mais.
A fratura transtrocantérica do quadril é uma fratura muito frequente nos pronto socorros ortopédicos. Acomete idosos vítimas de queda, mas pode ocorrer em jovens em traumas de alta energia ( acidentes automobilísticos, quedas de grandes alturas etc). Clique aqui e saiba mais.
As fraturas do colo do fêmur acometem pacientes idosos após quedas da própria altura, mas também podem ocorrer em jovens após traumas de alta energia. São fraturas de tratamento cirúrgico ( em sua maioria ) que pode ser realizado com pinagem do colo femoral ( com parafusos canulados ) ou artroplastia do quadril ( prótese de quadril ). Clique aqui e saiba mais.
As fraturas do acetábulo são causadas, em sua maioria, por traumas de alta energia como acidentes automobilísticos, quedas de grande altura etc. Elas são fraturas complexas e que necessitam de tratamento por cirurgiões experientes, em hospital de alta complexidade e com equipe treinada. Clique aqui e saiba mais.
As fraturas ou lesões do anel pélvico podem acometer o pubis, o ilio, e o sacro. Podem ser fraturas ou lesões ligamentares que comprometem a estabilidade do anel pélvico e causam dor e incapacidade para caminhar. A maioria dos casos é de tratamento cirúrgico. Clique aqui e saiba mais.
As fraturas da cabeça femoral são raras e geralmente estão associadas a luxação do quadril e/ou fraturas do acetábulo. São de tratamento cirúrgico e devem ser abordadas por cirurgiões experientes, pois trata-se de uma cirurgia muito complexa e que necessita de uma luxação controlada do quadril. Clique aqui e saiba mais.