Trauma
Veja abaixo as principais doenças traumáticas tratadas por Dr Eldon Bezerra
Veja abaixo as principais doenças traumáticas tratadas por Dr Eldon Bezerra
Clique sobre as figuras para ler mais sobre a doença e seu tratamento
São fraturas que acontecem na região intertrocantérica do fêmur. Mais comuns em idosos que sofreram quedas da própria altura. Causam dor no quadril e incapacidade para caminhar. O tratamento é cirúrgico, com execção dos pacientes que não tem condições clínicas para suportar o stress cirúrgico. Clique aqui e saiba mais sobre esta fratura.
As fraturas do colo do fêmur são fraturas comuns em idosos após quedas da própria altura. Também causam dor no quadril e incapacidade para caminhar, apesar de que, em alguns casos , o paciente consegue caminhar curtas distências mesmo com a fratura. O tratamento é cirúrgico e pode ser feito com pinagem do colo femoral ou artroplastia do quadril. Clique e saiba mais sobre esta fratura.
As fraturas do acetábulo são causadas por traumas de alta energia (acidente automobilístico, quedas de grandes alturas etc ) nos jovens, ou mesmo por traumas de baixa energia (quedas) nos idosos. São fraturas complexas e que devem ser operadas por cirúrgiões experientes, com equipe especializada e em hospital com toda a infraestrutura e equipamentos específico para que o paciente tenha o melhor resultado cirúrgico. O tratamento é realizado com placa e parafusos ou , em casos especiais, com artroplastia do quadril. Clique aqui e saiba mais sobre esta fratura.
As fraturas do anel pélvico acontecem principalmente em pacientes jovens vítimas de trauma de alta energia. Envolve fraturas no pubis, iliaco, isquiatico e sacro. São fraturas complexas de difícil tratamento e que devem ser abordadas por ortopedistas experientes, com equipe especializada e em hospital de alta complexidade. O tratamento é realizado com osteossíntese utilizando placas e parafusos. Clique aqui e saiba mais sobre as fraturas do anel pélvico.
As fraturas das cabeça do fêmur são raras, mas precisam de tratamento urgente para evitar que ocorra a necrose da cabeça do fêmur e a evolução para uma artrose do quadril. O tratamento é realizado com a luxação controlada do quadril, procedimento que é muito específico e realizado apenas por cirurgiões experientes em cirurgia do quadril. Parafusos especiais são usados para realizar a redução e fixação destas fraturas. Clique aqui e saiba mais sobre as fraturas da cabeça do fêmur.
A luxação traumática do quadril acontece em traumas de alta energia e, geralmente, estão associadas a fraturas do acetábulo. São de tratamento cirúrgico e precisam ser reduzidas de forma urgente pelo risco de lesão neurológica em caso de demora. Clique aqui e saiba mais sobre a luxação traumática do quadril.
O fêmur é um osso protegido por uma grande massa muscular. Nos casos em que ocorre uma fratura da diáfise do fêmur significa que o paciente foi submetido a um trauma de alta energia. O tratamento destas fraturas pode ser conservador ou cirúrgico, a depender da idade do paciente do padrão da fratura. Clique aqui e saiba mais sobre estas fraturas.
As fraturas distais do fêmur podem ser extra-articulares ou articulares. Em sua maioria, são de tratamento cirúrgico. Para isso, são usadas placas específicas para estas fraturas. Clique aqui e saiba mais sobre estas fraturas.